MARÍLIA DE DIRCEU - ESTA É UMA OBRA PRÉ-ROMÂNTICA; O AUTOR IDEALIZA SUA AMADA E SUPERVALORIZA O AMOR, MAS É ÁRCADE EM TODAS AS OUTRAS CARACTERÍSTICAS. EXISTE TAMBÉM PREOCUPAÇÃO COM FORMA. A PRIMEIRA DAS TRÊS PARTES DE MARÍLIA DE DIRCEU É DIVIDIDA EM33 LIRAS. NELA, O AUTOR CANTA A BELEZA DE SUA PASTORA MARÍLIA (NA VERDADE, MARIA DOROTÉIA JOAQUINA DE SEIXAS). DESCREVE SEMPRE APENAS SUA BELEZA (QUE COMPARA A DE AFRODITE) E NUNCA SUA PSIQUE; USA DE VÁRIAS FIGURAS MITOLÓGICAS; OS REFRÃES DE CADA LIRA APRESENTAM ESTRUTURAS SEMELHANTES, MAS DIFERENTES DE LIRA PARA LIRA. O AUTOR TAMBÉM SE DIRIGE A SEUS AMIGOS GLAUCESTE E ALCEU (CLÁUDIO MANUEL DA COSTA E ALVARENGA PEIXOTO), SEUS "COLEGAS PASTORES" (OS TRÊS FORAM, EM ALGUM MOMENTO, JUÍZES).O BUCOLISMO NESTA PARTE DA OBRA É EXTREMO, COM REFERÊNCIAS PERMANENTES AO CAMPO E À VIDA PASTORIL IDEALIZADA PELOS ÁRCADES. A SEGUNDA PARTE É DIVIDIDA EM 37 LIRAS. TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA ESCREVEU ESTA PARTE NA PRISÃO, APÓS SER PRESO EM 1789. NELA O BUCOLISMO ÉDIMINUÍDO, MAS A ADORAÇÃO A MARÍLIA CONTINUA. NESTA PARTE EXISTE A ANGÚSTIA DA SEPARAÇÃO E O SENTIMENTO DE TER SIDO INJURIADO (AS ACUSAÇÕES ERAM FALSAS E MENTIROSAS). ISTO TUDO AUMENTA A DECLARADA PAIXÃO POR MARÍLIA. APARECE TAMBÉM A ANGÚSTIA DA SEPARAÇÃO QUE SOFREU COM SEU AMIGO GLAUCESTE. (TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA ESTAVA EM REGIME DE INCOMUNICABILIDADE E NÃO SABIA DO SUICÍDIO DE CLÁUDIO MANUEL DA COSTA.) A TERCEIRA PARTE NÃO POSSUI APENAS SUAS 8 LIRAS; TEM TAMBÉM SONETOS E OUTRAS FORMAS DE POESIA. MAS APENAS AS 8 LIRAS POSSUEM REFERÊNCIAS A MARÍLIA; QUANDO ELAS ACABAM COMEÇAM A APARECER OUTRAS POESIAS DE DIRCEU, VISTO QUE NÃO ESCREVEU APÓS O DEGREDO. ISBN 978-85-380-0357-1 PÁGINAS:160 FORMATO:14 X 19 CM ACABAMENTO:BROCHURA
Parcelas | Total | |
---|---|---|
1 x | de R$5,90 sem juros | R$5,90 |